sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Desenvolvimento da atividade final

Atividade: Acróstico sobre Reciclagem.

E.E.B.CEL. Gasparino Zorzi realizada na turma da 4ªsérie 02 /alunos a partir de 10 anos.

Profissionais envolvidos: a professora regente e a assistente técnico pedagógico.

Período de realização:3 dias (20, 21 e 22 de outubro) com o término da atividade na sala informatizada no dia 22/10/08.

Objetivo: Identificar realmente o nível de compreensão e conhecimento que a turma tem e a importância desse tema tão necessário à nossa vida e para o futuro da humanidade.

Considerações: Os alunos se envolveram na atividade e sentiram uma pequena dificuldade até assimilar o programa e a forma como realizá-la. Como temos poucos computadores e usamos apenas 7 unidades alguns alunos ficaram sem registrar seu acróstico, em relação aos que estavam em duplas realizando a atividade sempre há uma disputa pois os dois querem ter acesso ao computador e não só acompanhar,mas souberam trabalhar em equipe .
Todos os 28 alunos desenvolveram o acróstico, mas devido aos poucos computadores apenas 14 alunos participaram desenvolvendo 07 acrósticos. Houve bastante interesse pela atividade e durante o desenvolvimento na sala informatizada a professora regente ( Izonete) e a assistente técnico pedagógico (Valdirene) estavam sempre orientando e sugerindo melhorias e incentivando a criatividade das duplas. Essa turma ainda não tinha utilizado a sala informatizada, então a atividade gerou a curiosidade de estar, conhecer e manusear os computadores. Acredito que se estivesse mais ambientada e com mais tempo para descobrir tudo o que eu poderia utilizar com o equipamento disponível poderia ter desenvolvido uma atividade melhor e mais elaborada, mas não faltarão oportunidades para isso acontecer.
Os alunos produziram um
ACRÓSTICO sobre RECICLAGEM, elaborando pequenas frases ou formando palavras relacionadas com a palavra-chave deixando também a atividade colorida com gravuras.
Conclusão: A atividade permitiu analisar a importância da reciclagem no nosso dia-a-dia e para o futuro,assim como também a aprendizagem/e ou conhecimento que os alunos tem do tema central e como isso afeta ou sensibiliza cada um ,mostrando também comose repassa ou trabalha em sala de aula esse tema tão importante a toda humanidade . Foi uma atividade bastante interessante e produtiva.

Auto-avaliação

O começo do curso para mim foi um susto, pois eu não havia me inscrito e no momento não poderia fazer, mas me orientaram a ir em frente e lá fui eu na minha pouca ou quase nenhuma experiência em informática e morrendo de medo do que iria enfrentar. Não me arrependo de ter continuado pois todo aprendizado e conhecimento que se adquirir hoje em dia é válido tantto pessoal quanto profissionalmente.
Foi bastante difícil de acompanhar as explicações e fazer as atividades solicitadas, pois como não tinha muito contato com o computador e pouquíssimo conhecimento ,era complicado e me atrapalhava muito ao fazer o que era pedido e muitas vezes pedia ajuda aos colegas e mesmo perturbando muito a Cristiane para poder concluir a atividade.
Outro fator que me prejudicou muito e dificultou as coisas para mim foi não ter computador em casa e precisar usar a sala informatizada da escola, tempo que tinha era bastante restrito para me dedicar e realizar as atividades e hoje até concluir tudo ainda é complicado.
Aprendi muito, já pude até orientar e ajudar alguns colegas da escola e isso me deixou muito feliz, pois a minha função também é ter conhecimento das tecnologias que a escola dispõe e poder ajudar
quando solicitada e isso é uma responsabilidade que tenho que me comprometer e não ter medo de errar e sim aprender cada vez mais.
As dúvidas ainda são muitas,quando surgem os problemas fico insegura mas na medida que ir me ambientando, manuseando o computador e sempre que precisar pedir ajuda a quem sabe eu tenho certeza que vou aprender muito mais e ser mais útil aos colegas ,alunos e para a escola.
Conhecer o que é novo, que é estranho é algo assustador mas não é bicho de sete cabeças e nós profissionais da educação temos o dever de estar acompanhando essas mudanças tecnológicas e estar junto com nossos alunos nesse caminho do conhecimento e aprendizagem tão inovador,amplo e em constante mudança mas sem medo de errar pois só se aprende fazendo, errando e acertando, buscando ser um melhor profissional onde estamos atuando.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Atividade nº04

O texto escolhido foi: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: MUDAR PARA VALER!
José Manuel Moran.


A tecnologia está revolucionando nossa vida, mas na educação por medo ou falta de interesse dos profissionais sempre se coloca dificuldades, empecilhos frente às mudanças.
A aprendizagem hoje com os meios ,o apoio que as tecnologias oferecem pode ser realizada de formaaaa bem mais criativa e com N possibilidades de sucesso.
A escola é e continuará sendo uma referência importante,mas deve acompanhar as mudanças que ocorrem no mundo, nas inovações para evoluir junto com nossos alunos. Temos que arriscar, não ter medo do fracasso, do novo, tornar a escola um espaço que possibilite inovação, que ofereça novos caminhos.
Deve-se conciliar a atualidade com as mudanças, com o novo de forma madura e equilibrada, criativa para dar tudo certo.
A tecnologia é um mundo riquíssimo que disponibiliza muitos recursos para que possamos aprender e ensinar, temos que evoluir, modificar propostas com
um caminho certo: APRENDER FAZENDO.
Nossas escolas para se tornar um lugar realmente diferente, que seja atrativo, deve utilizar formas que possibilite ao aluno estar junto e estar em rede. Deve oferecer espaços próprios e equipados para que haja oportunidade de pesquisa, aprendizagem diferenciada e com um alto nível de qualidade e interação(envolvendo principalmente alunos que não tem acesso a Internet).
Enfim, todos os que estão envolvidos em educação e que querem trilhar novos caminhos sem medo do novo, de mudanças, devem planejar, executar ações pedagógicas inovadoras aos poucos até realmente ver mudanças, mas sem medo do fracasso ,insistis, experimentar, aprender. Temos que ser a diferença,mudar de verdade , partir de nós educadores , para que consigamos nos inserir e nos atualizar nesse mundo em constante mudança e evolução,pois caso contrário ficaremos alienados e atrás de nossos alunos que nos dão um show de conhecimentos das tecnologias.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Atividade nº07

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CORONEL GASPARINO ZORZI
TEMA DA PROPOSTA: RECICLAGEM DO LIXO/ ACRÓSTICO.
OBJETIVO: DESENVOLVER NOS ALUNOS O SENSO DE RESPONSABILIDADE QUANTO AOS CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE E FOCANDO A RECICLAGEM DO LIXO COMO MEIO DE REDUZIR A POLUIÇÃO E PROPORCIONAR MELHOR QUALIDADE DE VIDA ÀS PESSOAS.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*INCENTIVAR OS ALUNOS A REALIZAREM A RECICLAGEM E LEVAR ESSE HÁBITO AOS SEUS FAMLLIARES E COMUNIDADE(FRISANDO A IMPORTÂNCIA DAS CORES NA SEPARAÇÃO POR CATEGORIAS).
*RECONHECER QUE É DE SUMA IMPORTÂNCIA AO MEIO AMBIENTE A RECICLAGEM DO LIXO ,POIS COM CERTEZA HÁ MELHORA NA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS,DIMINUINDO A POLUIÇÃO DO SOLO,DA ÁGUA E AR.
*DIMINUIR O CONSUMO DE MATÉRIAS-PRIMAS.
*CONHECER COMO O LIXO PODE SER TRATADO E REAPROVEITADO.
*PROLONGAR A VIDA ÚTIL DE ATERROS SANITÁRIOS.
*MELHORAR A PRODUÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS.
*GERAR EMPREGOS PARA A POPULAÇÃO NÃO QUALIFICADA E RECEITA PARA OS PEQUENOS E MICRO EMPRESÁRIOS.
*CONTRIBUIR PARA A VALORIZAÇÃO DA LIMPEZA PÚBLICA E FUNDAMENTALMENTE PARA FORMAR UMA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA.

PÚBLICO A SER ENVOLVIDO:ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL-4ªSÉRIE 02 DO TURNO VESPERTINO DA UNIDADE ESCOLAR/28 ALUNOS.

MÍDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS: COMPUTADORES DA SALA DE INFORMÁTICA.

PROPOSTA PRELIMINAR DAS ETAPAS/AÇÕES A SEREM REALIZADAS:
*ATIVIDADE EXPOSITIVA EM SALA DE AULA FOCANDO O TEMA RECICLAGEM DO LIXO E FAZENDO RASCUNHO DO ACRÓSTICO.
*REPASSAR E FINALIZAR O QUE FOI FEITO EM SALA EM DISQUETE NA SALA DE INFORMÁTICA.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: SETEMBRO/OUTUBRO.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
*MARCONDES,Ayrton César;SOARES,Paulo A. de Toledo.Curso Básico de Educação Ambiental.Ed.Scipione.
*RODRIGUES,Francisco Luiz;CARVINATTO,Vilma Maria. Lixo: de onde vem? Para onde vai? 2.ed.São Paulo: Moderna,2003. p.65-66.
*VIVEIROS,Mariana. Reciclagem de latas conquista classe média. Folha de S. Paulo. Disponível em: www.folha.com.br. Acesso em : 19 jul.2004.
*PERUZZO, Francisco M. ;CANTO, Eduardo Leite do. Química: na abordagem do cotidiano. 3.ed. São Paulo: Moderna,2004.v.3.p.186.
*Colecionáveis Malwee/Reciclagem-informe comercial nº 4/Diário Catarinense.
*GONÇALVES, Maria da Penha, ;OLIVEIRA,Emmanuel Cavalcanti de. Ciências Naturais-4ª série- São Paulo: Moderna,p.79-80.
*ALVES,J. F. Metrópoles-Cidadania e Qualidade de Vida.São Paulo, Moderna,1995.
*CEMPRE,Manual de Gerenciamento Integrado do Lixo,1 ed. São Paulo, IPT/CEMPRE,1995.
*www.carolinedutra.hpg.com.br/educação.html.
*pt.wikipédia.org/wiki/reciclagem.